-
Arquitetos: Paola Neubauer
- Área: 526 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Favaro Jr. Fotografia
-
Fabricantes: ARXX Brasil , Claris Esquadrias, DROM, Dom Portas , Floresti , Quality Vidros , Romanzza planejados
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma importante avenida da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, esse projeto traz o equilíbrio entre arquitetura e engenharia, unidas na busca por uma obra sustentável, que além de minimizar o impacto e recursos utilizados, tem placas fotovoltaicas para geração de energia limpa e instalação de cisternas no subsolo para receber águas da chuva e do sistema de ar-condicionado.
Unindo o minimalismo ao posicionamento marcante, a fachada traz uma estrutura de brise soleil, de madeira de reflorestamento, que se torna protagonista no projeto e fascina quem passa. Além de garantir privacidade, ele traz o conforto no controle da iluminação.
Com estrutura em concreto armado e laje cogumelo, foi possível garantir uma construção limpa, sem pilares no interior da sala. Os ambientes foram idealizados para atender profissionais criativos da arquitetura e os mais focados da engenharia. O subsolo conta com uma garagem para 5 veículos, primeiro e segundo pavimentos são destinados às salas de projetos, com espaços livres que permitem a funcionalidade do dia a dia. Em um terraço no terceiro pavimento, com jardim e espaço de convivência, fica o Roof Top, para momentos de celebração e descanso.
Por ser uma edificação que recebe incidência de sol e ruídos urbanos, foi utilizado o sistema ICF, de fôrmas de EPS termoacústicas preenchidas com concreto. Junto das janelas em PVC, esse sistema garantiu um isolamento acústico e um conforto para quem está dentro.
Além de arquiteta, Paola é mestre em conforto acústico na construção, isso fez com que o projeto ganhasse ainda mais atenção para esses detalhes. Por conta do piso de concreto e paredes lisas, os sons reverberantes precisaram ser equilibrados por tapetes, cortinas e placas de PET, que garantiram a absorção dos ruídos. Os ambientes ficaram completos com mobiliário pessoal afetivo e peças adquiridas em leilões de móveis corporativos. Um projeto idealizado para fidelizar a união de profissionais tão complementares.